Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma infecção pulmonar frequente que afeta pacientes submetidos à ventilação mecânica (VM). A PAV é mais frequente e a principal causa de morte entre as infecções hospitalares que acometem pacientes assistidos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), estando associada com o aumento do tempo de permanência nas UTIs e custos hospitalares.
O principal mecanismo fisiopatológico da PAV é a aspiração pulmonar de patógenos bacterianos que colonizam a cavidade oral e orofaringe. Com a modificação da flora bacteriana oral após a hospitalização do indivíduo, a placa dental de pacientes em estado crítico pode funcionar como um habitat para potenciais patógenos respiratórios.
É sabido que a PAV trata-se de uma complicação hospitalar evitável, sendo recomendado a introdução de medidas preventivas em setores que assistem pacientes intubados e traqueostomizados sob ventilação mecânica. Higiene oral está entre essas medidas e estudos tem comprovado a eficiência do uso da clorexidina na redução na incidência da PAV.
Clorexidina trata-se de um antisséptico de amplo espectro com ação bactericida e bacteriostática contra microrganismos gram-positivos e gram-negativos e seu uso em diferentes concentrações tem sido recomendado para uso em higiene oral.
O departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), no seu mais recente Procedimento Operacional Padrão (POP) para higiene bucal de pacientes adultos internados em UTI, recomenda o uso de escova dental embebida em solução de clorexidina 0,12% como método mecânico e químico eficiente para remoção da placa bacteriana, constituindo assim uma medida preventivas importantes para a PAV.
A atuação de uma equipe de Odontologia em setores com alta prevalência de PAV, como em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), torna-se importante para garantir a higiene oral adequada de pacientes críticos, auxiliando assim na redução do tempo de intubação, tempo de internamento, mortalidade e custos hospitalares resultantes dessa infecção.
Fonte: Equipe ODE
Criado com Hublife