A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, progressiva e fatal. Caracterizada pela degeneração dos neurônios motores – as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários do corpo.
A prevalência é de 5 a 100 mil habitantes, e a incidência de 1 a 2 a cada 100 pessoas por ano. A sobrevida varia de 2 a 4 anos, sendo em alguns casos de 20 anos ou mais.
No País, a prevalência da doença é, em média, de 15 mil pessoas.A odontologia disponibiliza nos dias de hoje a especialidade voltada ao atendimento odontológico de Pacientes Portadores de Necessidades Especiais.
E essa especialidade possibilita o tratamento odontológico diferenciado para pacientes portadores de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), utilizando -se de equipamentos moveis para atendimento domiciliar ou hospitalar. O tratamento odontológico deve ser integrado com as demais áreas da saúde.
Muito importante salientar que a presença de focos infecciosos de origem bucal podem levar a endocardite bacteriana e graves complicações sistêmicas com grande risco para o paciente.
Procedimentos de reabilitação protética, tratamentos de caries e gengivas, analise da oclusão, instruções de higiene oral para pacientes e cuidadores previnem dor, halitose, perda de dentes e garantem a qualidade de vida do paciente.
A ODE é sua melhor escolha para tratamentos de pacientes especiais. Entre em contato e saiba mais.
Fontes: altacomplexidade.org e oepeodontologia.com
Criado com Hublife